O Portal da Adoção

O Portal da Adoção é um site mantido por mim, Roberto Shayer Lyra, com colaborações ocasionais. Seu objetivo é fornecer informações úteis para pessoas interessadas em adoção de crianças.
O Portal não é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), uma iniciativa de governo ou uma empresa.
De 2009 até 2015 acumulou 800 mil visitas e 4 milhões de páginas exibidas. O Roteiro para Adoção de Crianças, um guia para adoção lançado em 2013, foi baixado onze mil vezes.
Este documento faz um balanço do que aconteceu no Portal da Adoção de 2009 até 2015. Serve como prestação de contas, análise de erros e acertos e proposições para o ano seguinte.
Este é o segundo balanço feito pelo Portal. Fiz o balanço de 2014 e agora estou tentando fazer disso uma pratica permanente. Demorou, mas saiu.

O Ano de 2015

O Portal ainda cresce, mas acho que estou cada vez mais perto do limite de pessoas e visitas para o tema adoção. Devido a outros projetos, meu grau de dedicação ao tema reduziu. Apesar disso, o Portal cresceu, com alguns números até bons, como o aumento de 37% de páginas exibidas e de 47% de visitantes únicos.
Fiz uma tentativa de melhorar a lista de Varas da Infância, cheio de falsas informações. Eram falsas por que as Varas listadas na verdade não atuavam como tal, mas eu as obtive do CNJ, anos atrás. Hoje essa página do CNJ já não é tão acessível. Infelizmente de levantar quais são as Varas que tratam de adoção e seus endereços não é uma tarefa fácil. Sequer consegui a relação entre municípios e comarcas, essencial para esse mapeamento. 
Projeto do ano passado, como a Locadora da Adoção, não foram em frente. Quem sabe em 2016.
Outra novidade é que esse ano o Portal teve renda. Modestos 121 reais não animam a manter a área de propaganda, mas eu tenho esperança de melhoras.

 

 

Texto completo

 Para ler o balanço completo de 2015, clique aqui

 Para ler o balanço completo de 2014, clique aqui