tarzanTarzan chegou a ser chamado de senhor dos macacos. Mas ele não nasceu lá, e demorou a ser aceito naquela comunidade, por ser diferente e adotado. Foi sua determinação e o amor, adotivo, de sua mãe, Kala, que mudaram seu destino.

 

Tudo começa quando o inglês John Clayton, Lord Greystoke, é designado para realizar uma investigação na África sobre o tratamento que estava sendo dado aos negros pelos oficiais. Partindo da Inglaterra com sua esposa grávida para o longínquo continente, ele não contava que as coisas saíssem do controle e ele acabasse ilhado em um lugar remoto com sua família após sua embarcação ter sido tomada por homens arbitrários. Tendo que viver em um lugar selvagem sob os olhos vigilantes de feras, Tarzan paisele toma como missão de vida construir um lugar seguro para manter todos longe das garras e dos dentes dos enormes gorilas da região. Não passa muito tempo até que ele construa uma cabana e seu filho nasça. No entanto mais uma tragédia se abate sobre ele e sua esposa, e o pequeno lorde Greystoke fica a mercê da própria sorte.

 

Mas o perigo não o ronda por muito tempo, pois a gorila Kala que há pouco havia perdido seu filhote em uma tragédia, adota o pequeno e transforma a tarefa de criá-lo e protegê-lo na missão de sua vida. É assim que dia após dia, ela começa a ensiná-lo tudo o que um macaco precisa saber para sobreviver. Ganha o nome de Tarzan, “pele branca”, indicativo de ser um diferente na tribo. Apesar dos olhares raivosos de alguns gorilas de sua tribo e da aparente inabilidade do pequeno de se comportar como um dos seus, ela persiste na sua educação e pouco a pouco é recompensada com o desenvolvimento do menino. Com o tempo o filho da floresta se mostra um ser forte e um poderoso guerreiro capaz de enfrentar perigos inimagináveis apenas pelo prazer de se provar e de proteger aqueles que ama.

Tarzan kala

Já adulto, Tarzan finalmente encontra outros homens quando uma expedição científica atravessa a região. Descobre sua origem e herança. Chega a assumir seu lugar na casa dos Greystoke, como sucessor da família. No final, retorna a África, em busca de seus pais, irmãos e lar.

 

 

A história de Tarzan foi contada por Edgar Rice Burroughs em 1912, mais de um século atrás. É um grande exemplo de uma adoção, realmente, inter racial. A história de Tarzan foi contada e recontada muitas vezes. Em todas as versões, ele sempre levou a África, e sua família, junto ao coração.

 

 

Este artigo foi escrito a partir da resenha do livro obtida em Mundo dos Livros (www.mundodoslivros.com), com adaptações. 

 

Tarzan of the Apes in color