01 Steve-Jobs full

Steve Paul Jobs nasceu em São Francisco, filho de Joanne e Abdulfattah. Ela era filha de alemães católicos, enquanto ele era membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas. Ambas as famílias não gostavam do relacionamento do casal. Quando Jeanne descobriu que estava grávida, o casal ficou muito assustado. Assumiram o bebê mas as famílias eram contra o casamento, e recomendaram que o bebê fosse dado para a adoção. Mesmo com sérios problemas de saúde, Jeanne pensava no futuro do bebê, e exigiu que seu filho fosse adotado por um casal com pós-graduação universitária, pois queria um futuro brilhante para ele. Inicialmente, o bebê seria adotado por um advogado e sua esposa que acabaram desistindo da adoção após o parto, pois queriam uma menina.

Sem ter como esperar, já que o seus pais foram buscá-la a força, o bebê foi deixado sob guarda de Paul Reinhold Jobs, mecânico e ex-membro da guarda costeira e Clara Hagopian Jobs, filha de imigrantes armênios. Inicialmente Joanne recusou-se a deixar o abrigo com seus pais, e a assinar os papéis da adoção, pois além de amar o filho, o casal não tinha completado o segundo grau e Jeanne temia um futuro miserável ao filho. O impasse só terminou após Paul assinar um compromisso de criar um fundo para enviar o menino a faculdade e assim, a jovem foi embora com os pais, triste e infeliz.

Em 1955, o casal Jobs adota o menino recém nascido, a quem batizam de Steve Paul Jobs em um loteamento em Mountain View ao sul de Palo Alto. Em seu novo lar, Paul Jobs mergulha em seu hobby de reformar e vender carros usados. As primeiras lições sobre design foram aprendidas durante o tempo que Steve passava na garagem com seu pai, que tentava, infrutiferamente, ensinar sobre os princípios da arte da mecânica automotiva. Dois anos depois, o casal adota uma menina recém-nascida, a quem batizam de Patty Jobs.

A atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a se aprofundar no campo da eletrônica, descoberta durante as horas passadas na garagem de casa. Durante o nono ano do ensino médio, Jobs começa a visitar a garagem do engenheiro Larry Lang, que o introduz no Clube do Explorador da Hewlett-Packard. Na eletrônica, passa a frequentar as aulas dadas por John McCollum, durante o último ano do ensino médio. Nesse curso conhece Stephen "Steve" Wozniak.

A amizade entre os dois Steves mostrou-se frutífera desde o início. Ambos eram apaixonados por eletrônica e por "pregar peças". Um dos marcos do espirito "brincalhão" da dupla foi a criação de uma versão "Caixa Azul", um dispositivo que permitia a realização de chamadas de longa distância de graça, a partir da emissão de um som com frequência de 2600 hertz. O som com essa frequência servia como "chave de encaminhamento de chamada da rede telefônica".

No verão de 1972, aos 17 anos, Steve sai de casa, contra a vontade dos pais, para morar em uma cabana com sua primeira namorada, Chrisann Brennan. Nesse mesmo período começa a beber, fumar, frequentar espaços budistas de meditação e a tomar ácido, uma droga, junto com LSD. No final do mesmo ano ingressa na universidade Reed College em Portland, Oregon que cursaria formalmente apenas por seis meses. "Desistir foi a melhor coisa que fiz. Pude me dedicar às coisas que eu realmente queria fazer." disse anos mais tarde.

A partir desse ponto, para conhecer a biografia de Jobs, é melhor ir a Wikipédia, ou comprar uma de suas muitas biografias. Apenas para resumir:

  • Cria a Apple Computer Inc em abril de 1976 para comercializar um computador pessoal criado por Wozniak poucos meses antes.
  • Jobs e Wozniak planejavam um computador com "excelente invólucro, teclado incorporado e ser integrado de ponta a ponta, da fonte de alimentação ao software e ao monitor." O Apple II se tornaria o computador pessoal mais bem sucedido da história, vendendo quase 6 milhões de unidades em 16 anos
  • Lança o Apple III em maio de 1980. Um fracasso comercial.
  • Lança Macintosh em 1984. Embora fosse mudar o conceito de computador pessoal, suas vendas não foram tão boas como esperado. Jobs se mostrava cada vez mais impiedoso e extravagante como gerente de projetos. O desgaste com suas equipes acabaria por contribuir com sua saída no ano seguinte.
  • Em maio de 1985, sem apoio da diretoria ele sai da Apple.
  • Cria a NeXT, voltada para mercado educacional. Entre sucessos e fracassos, teve que fechar o setor de hardware da empresa. O sistema operacional do NeXT seria, entretanto, responsável pela maior reviravolta na vida de Jobs e da Apple. A Apple precisava com urgência de um novo Sistema Operacional e a opção encontrada foi adquirir a NeXT e levar Jobs junto. O anúncio da aquisição foi feito em 20 de dezembro de 1996.
  • Em 1996 a Apple estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar, e contrata Jobs em 1997, como consultor. A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das ações à rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto, introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional, o Mac OS 9.
  • Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois de inovações implantadas por ele e a sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs trabalhou muito em ideias criativas deste nível, obtendo sucesso de vendas com elas.
  • Uma das suas inovações foi ramificar a Apple para além do seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone), músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com a loja de venda legal de música pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público pela sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
  • Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 10 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Aviões". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs tornou-se o maior acionista individual da Disney, onde deveria ocupar um posto no conselho diretivo, segundo uma nota divulgada pela Disney no dia da aquisição, em janeiro de 2006.
  • Toy Story não criou a computação gráfica, mas certamente mudou seus rumos, e a inseriu dentro do cinema mundial.

Em 2003 Jobs é diagnosticado com câncer no pâncreas. No ano seguinte faz uma cirurgia para retirada do tumor. Em 2011 renuncia a presidência da Apple. Seus pais, Paul e Clara, já haviam falecido, respectivamente em 93 e 86. Seu pai biológico tenta uma reaproximação, mas Jobs recusa.
Steves Jobs morre em 5 de outubro de 2011.