Qual é o endereço da Vara da Infância?

Todo processo de adoção começa na Vara da Infância, ou deveria.

É possível obter informações em muitos lugares, como grupos de apoio, livros, etc. Mas a adoção deveria começar na Vara da Infância. Não deveria começar em redes sociais, hospitais ou escritórios de advogados que possuem “contatos com mães”, sem falar em outros intermediários ainda mais estranhos.

Sempre que a adoção, e a entrega da criança, sai do caminho legal, os riscos aumentam muito para as famílias que adotam ou entregam a criança. Mas quem corre os maiores riscos sempre é a criança. Por isso precisamos colocar a Vara da Infância em todos os processos de adoção e entrega de crianças. Para isso começamos com uma informação simples: o endereço da vara da Infância.

 

Parece simples. Basta clicar no Google e achar os endereços. Acontece que esses endereços nem sempre estão corretos. Em muitas pesquisas no Google, aparece o Portal da Adoção, e hoje nós (do Portal da Adoção) sabemos que nossos endereços têm erros, muitos erros. Alguns são apenas problemas de atualização, de telefones que mudaram e não foram atualizados no Portal. Outros são mais graves. Em nossa lista, um determinado estado constava com mais de 250 Varas da Infância ou equivalentes. No site do Tribunal Estadual do mesmo estado constavam apenas 8 Varas. Qual está certo?

Por isso vamos começar um esforço para melhorar nosso cadastro de Varas da Infância. Vamos coletar informações das únicas fontes confiáveis, os Tribunais Estaduais. Gostaríamos de coletar esses dados de uma única fonte, com o fizemos no passado, quando copiamos os dados do Conselho Nacional de Justiça. Hoje esse cadastro não está mais disponível no sítio do CNJ, na parte do Cadastro nacional de Adoção. Queremos também filtrar algumas informações Varas Únicas e outras com denominações estranhas serão excluídas: somente Varas da Infância (ou família em alguns estados). Não adianta listar uma Vara que embora tenha a atribuição formal de cuidar de Adoção, não esteja capacitada para isso.
Para essa revisão de nosso cadastro, vamos pesquisar todos os Tribunais Estaduais. Já temos algumas listas, como as listas abaixo:
Acre - Em “Administração/Endereços e Telefones” é possível recuperar os endereços.
Bahia – Em “Infância e Juventude / Varas da Infância e Juventude” há a lista de varas da Bahia.
Ceará – Em “Endereços e Telefone” há uma lista completa.

Faltam os demais estados.

Se você tiver o endereços de uma lista de Varas da Infância de algum estado, avise-nos pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Portal da Adoção