familia instantaneaExistem vários filmes sobre adoção. Existem os dramáticos, como o Contador de Histórias, ou o Destino de uma vida. Existem os infantis como Kung Fu Panda ou o excelente Família do Futuro. Mas estamos elegendo Família Instantânea (De Repente uma Família) como o melhor filme sobre adoção, e o melhor para adoção.

Existem vários filmes que usam adoção de crianças como parte de seus roteiros. Alguns exaltam o heroísmo de pais que adotam. Outros falam das surpresas maravilhosas que surgem de crianças se tornam gênios ou prodígios. Pode ser interessante para uma criança adotada ver que o Super Homem foi adotado, bem como Tarzan e Pô, o panda. Estes filmes são úteis, mas não preparam uma família para uma adoção real.

Mas se você quer ver uma adoção real, veja Família Instantânea (De Repente uma Família). Com um time de atores conhecidos, esse misto de comédia e drama familiar, é uma produção simples, até barata, mas tem um roteiro feito por quem conhece a adoção. É um filme didático.

Ele apresenta um casal real, jovem e idealista, que ignora as reais dificuldades de adotar crianças e resolve fazer isso com muito pouco preparo. Depois da fase inicial, surgem os problemas e eles pensam até em desistir. Quantos casais não pensaram?

Problemas não são disfarçados, ou encobertos por uma camada de amor que nem sempre está lá.

Numa cena entre o casal, eles discutem a faísca, aquela faísca que acontece quando eles veem as crianças pela primeira vez. E de repente a esposa diz que nem sempre é assim. Quando ele lembra que sentiu a "faísca" na primeira vez que a viu e pergunta se ela também sentiu, ela foge do assunto. Ele então descobre que não apenas ela não sentiu uma "faísca" na primeira vez que a viu, como também que isso levou um tempo.

- Quanto tempo, dias? Quanto dias?

- Deixa isso pra lá.

- Semanas?

- Às vezes não é assim.

- MESES????

Então ele descobre que o casamento deles, um casamento sólido e feliz, não nasceu de uma "faísca", foi construído.

Nem sempre nossos filhos adotivos vão produzir essa "faísca" no primeiro momento. As vezes nunca. Isso não diminui sua família, ou o amor e compromisso entre vocês. "Faísca" são legais, mas o mundo nem sempre é assim. Geralmente não é.

Esse é apenas um dos momentos maravilhosos desse filme, que traz uma visão realista, mas ainda positiva, da adoção. Deveria ser visto por todas as famílias candidatas a adoção. Nós gostamos, e ainda vamos citar outros trechos, como os laços cortados, a menina que foi para reabilitação para a alegria dos pais, etc.

Por isso achamos que é o melhor filme sobre adoção, porque retrata situações reais, com pessoas reais. 

Também é o melhor filme para adoção, porque mostra problemas que toda familia adotiva pode enfrentar.